Faccini Defensivos Fertilizantes Cereais e Óleo Diesel TRR

Menu
Início

CRISE ALIMENTAR GLOBAL

Publicada em 09/03/2022

  • CRISE ALIMENTAR GLOBAL

A crise alimentar global desencadeada pela invasão da Ucrânia pela Rússia se intensificou nesta quarta-feira, quando a Indonésia apertou as restrições às exportações de óleo de palma, somando-se a uma lista crescente de importantes países produtores que buscam manter suprimentos vitais de alimentos dentro de suas fronteiras.

O conflito na Ucrânia está ameaçando a produção global de grãos, o fornecimento de óleos comestíveis e as exportações de fertilizantes, elevando os preços das commodities básicas e refletindo a crise nos mercados de energia.

O óleo de palma é o óleo vegetal mais usado no mundo e é usado na fabricação de muitos produtos, incluindo biscoitos, margarina, detergentes para roupas e chocolate. Os preços do óleo de palma subiram mais de 50% este ano.

O ministro do Comércio da Indonésia, Muhammad Lufti, disse que as restrições às exportações visam garantir que os preços do óleo de cozinha em casa permaneçam acessíveis aos consumidores.

O aumento dos preços ocorre em um momento em que a acessibilidade dos alimentos é um grande desafio, pois as economias buscam se recuperar da crise do coronavírus e também estão ajudando a alimentar um aumento mais amplo da inflação em todo o mundo.

A Rússia e a Ucrânia também são importantes fornecedores de óleos comestíveis, contribuindo com quase 30% das exportações globais de trigo.

A Ucrânia anunciou na quarta-feira que proibiu uma ampla gama de exportações agrícolas, incluindo cevada, açúcar e carne até o final do ano.

O conflito não apenas interrompeu os embarques da região do Mar Negro, mas também comprometeu as perspectivas de colheitas à medida que os preços dos fertilizantes disparam e os estoques diminuem em resposta ao forte aumento no custo do gás natural - um componente-chave no processo de fabricação de muitos produtos.

Os preços mundiais dos alimentos atingiram um recorde em fevereiro, registrando um aumento anual de 20,7%, de acordo com a agência de alimentos das Nações Unidas, enquanto muitos mercados continuaram a subir este mês.

Fonte: Reuter News

© 2020 Faccini Defensivos Fertilizantes Cereais e Óleo Diesel TRR

Site produzido pela Netface