Faccini Defensivos Fertilizantes Cereais e Óleo Diesel TRR

Menu
Início

Quebra safra de trigo na Argentina indica Desabastecimento doméstico

Publicada em 08/11/2022

  • Quebra safra de trigo na Argentina indica Desabastecimento doméstico

O governo da Argentina deve anunciar medidas, potencialmente dentro de dias, para permitir que os exportadores de trigo adiem os embarques acordados depois que uma grande seca afetou a safra, aumentando a preocupação com a oferta doméstica.

Uma fonte da câmara de exportação de grãos do país CEC, que representa as empresas que compram o grão, disse que as medidas serão divulgadas “nos próximos dias” para permitir que as empresas reprogramem as vendas externas de trigo acordadas, sem enfrentar a multa usual de 15% das autoridades.

Uma fonte do governo com conhecimento direto do assunto disse que as medidas para permitir atrasos nos embarques de trigo são “prováveis”. “Está sendo estudado”, disse a fonte.

Os comentários são a indicação mais forte até agora de que a Argentina, um dos maiores exportadores de trigo do mundo, tentará atrasar as exportações do grão em meio a uma seca que ameaça causar a pior colheita em quase uma década.

A fonte da CEC pediu um movimento rápido no plano. “Se o governo vai fazer isso, que faça agora, porque temos que nos virar e conversar com clientes na Indonésia, Marrocos, Argélia, Egito e dizer a eles que nosso trigo queimou e renegociar esses contratos”, disse a pessoa.

A medida pode aquecer ainda mais os preços globais, depois que o clima seco atingiu os produtores nos Estados Unidos e a invasão russa da Ucrânia prejudicou os embarques.

A Rússia e a Ucrânia são grandes produtores de trigo, usado para cereais e pão.

O governo da Argentina se reuniu com moinhos e exportadores de trigo em outubro para discutir preocupações sobre a safra atingida pela seca, com a pressão dos moinhos aumentando para manter mais oferta para o mercado doméstico.

A principal bolsa de comércio de Rosário reduziu a previsão de safra de trigo da Argentina em 2022/23 para 13,7 milhões de toneladas, o que seria o menor volume em todo o país em sete anos e muito abaixo de 23 milhões de toneladas em 2021/22.

Os produtores do país já declararam formalmente vendas no exterior de 8,9 milhões de toneladas de trigo 2022/23, mostram dados oficiais. O consumo interno de trigo da Argentina na safra 2021/22 totalizou 7,6 milhões de toneladas.

Fonte: Money Times

© 2020 Faccini Defensivos Fertilizantes Cereais e Óleo Diesel TRR

Site produzido pela Netface