Faccini Defensivos Fertilizantes Cereais e Óleo Diesel TRR

Menu
Início

Seca se agrava e mais alta carga tributária inviabilizam produtor

Publicada em 19/01/2023

  • Seca se agravando e mais alta carga tributária inviabilizam produtor r

O mercado da soja na Bolsa de Chicago voltou a recuar nesta quarta-feira (18), registrando perdas de mais de 20 pontos nos principais contratos e, segundo explicam analistas e consultores de mercado, em partes, refletindo as previsões que começam a mostrar condições melhores de chuvas para os próximos dias na Argentina. Enquanto os preços cedem, porém, no país os especialistas estão refazendo seus cálculos para entender qual será - ao menos até este primeiro momento - os impactos não só de perdas produtivas, mas também financeiras de umas das piores secas da história.

Se engana quem pensa que, por conta dos prejuízos causados pela estiagem e pelo calor intenso, os produtores argentinos terão algum alívio no volume financeiro que deixam ao governo federal pelo que produzem. De acordo com a FADA (Fundação Agropecuária para o Desenvolvimento da Argentina), a participação do estado nas margens do campo aumentou nos últimos meses. Assim, de cada 100 pesos gerados nas propriedades rurais, 67,2% ficam com o governo.

"Seria de se esperar que, se a produção cair, seja devido à seca ou qualquer outra adversidade, a pressão tributária também diminuiria. Porém, devido à estrutura tributária que pesa sobre a produção agrícola, um evento adverso como a estiagem, ao invés de diminuir a carga tributária, a aumenta”, disse David Miazzo, economista-chefe da entidade. "Na medida em que a seca piora se aumentam os impostos sobre a renda".

Fonte: Noticias Agricolas

© 2020 Faccini Defensivos Fertilizantes Cereais e Óleo Diesel TRR

Site produzido pela Netface