Faccini Defensivos Fertilizantes Cereais e Óleo Diesel TRR

Menu
Início

Feriado nos EUA e Cenário de Oferta (Soja)

Publicada em 18/01/2021

  • Feriado nos EUA e Cenário de Oferta  (Soja)

Em dia de feriado nos EUA por conta do Dia de Martin Luther King, o noticiário econômico mundial acompanha os dados melhores do que o esperado da economia da China de 2020, que cresceu 2,3% em 2020, ainda que no menor índice em 44 anos.


As adversidades climáticas na América do Sul, principalmente no Brasil, faz com que os compradores mundiais sigam se abastecendo no mercado norte-americano. E assim seguirá até que a colheita se efetive de forma mais intensa por aqui. Além de chegar mais tarde, a oferta brasileira vem ainda mais limitada, uma vez que mais de 60% já está comprometida com a comercialização. Por outro lado, o mercado recebeu bons números das vendas semanais reportados no boletim do USDA, além das vendas diárias que foram reportadas nos três primeiros dias da semana somando mais de 700 mil toneladas. Na semana encerrada em 7 de janeiro, os EUA venderam 908 mil toneladas de soja, onde era projetado de 300 a 700 mil toneladas. A China ainda se mantém como o principal destino da oleaginosa norte-americana. Dos 60,69 milhões de toneladas estimadas para serem exportadas pelos EUA na temporada 2020/21, o país já comprometeu 55,676 milhões. O volume é 83% maior do que o comprometido no mesmo período do ano passado.

Não só a oferta brasileira atrasada preocupa no Brasil, como também o clima na Argentina ao se observar o cenário da América do Sul. Embora as chuvas tenham se mostrado melhores nos campos argentinos nos últimos dias, as lavouras ainda sofrem, o que fez a Bolsa de Cereais de Buenos Aires a elevarem o índice das que estão em condições ruins ou péssimas de 17% para 19% na semana.

Em paralelo, os traders acompanham o macrocenário, a evolução das vacinações, o tom da recuperação econômica global e a movimentação do dólar frente ao reais e outras divisas. Mais fraco, torna os produtos americanos mais atrativos e competitivos. 



© 2020 Faccini Defensivos Fertilizantes Cereais e Óleo Diesel TRR

Site produzido pela Netface