Publicada em 16/05/2025
Qual a importância da dessecação pré-plantio do trigo?
As plantas daninhas podem servir como hospedeiras para pragas, e por consequência, podem causar perdas de até 40% da produção. Esse número alarmante representa um grande prejuízo ao produtor e destaca a importância da dessecação pré-plantio na prevenção de perdas de produtividade.
Além de hospedar pragas, as plantas daninhas também competem com a cultura por luz, espaço, água e nutrientes, e no início do desenvolvimento da cultura, essa competição pode causar sérios prejuízos à lavoura.
Outro ponto que faz com que as daninhas sejam perigosas é a possibilidade de liberação de toxinas, que prejudicam o desenvolvimento da cultura e podem reduzir a qualidade dos grãos e impactar o agricultor economicamente.
Portanto, a dessecação pré-plantio é considerada um passo fundamental, pois além de garantir melhores rendimentos na lavoura, se realizada de maneira correta e no momento ideal, pode ajudar também a aumentar a eficiência do uso de inseticidas, indo além do simples controle de plantas daninhas.
Como é feita a dessecação pré-plantio do trigo
O processo de dessecação pré-plantio inicia com a seleção do herbicida adequado, para isso é fundamental conhecer a vegetação presente na área e se há a possibilidade de que elas apresentem resistência a diferentes herbicidas.
Sendo assim, para conhecer a vegetação e determinar o herbicida que será utilizado, é preciso fazer um levantamento de quais daninhas estão presentes no campo, nessa etapa, contar com o auxílio de profissionais qualificados faz toda a diferença para garantir que a dessecação pré-plantio seja um sucesso.
Em caso de dúvida sobre o manejo adequado na sua produção, entre em contato com a nossa equipe de atendimento que vamos buscar as melhores soluções.
Fonte: Equipe Técnica Faccini
© 2020 Faccini Defensivos Fertilizantes Cereais e Óleo Diesel TRR